22 de Outubro de 2014
Página Inicial
Contribuição Sindical
Legislação
Procuração
Obituário
Benefícios
Ponto de Táxi
Radiotáxi
Administração
Histórico
Localização
Palavra do Presidente
Galeria
Editorial
Rádio Sintaxi
Artigos
Links
Notícias
Jornal do Sintáxi
Distâncias
Contato
  Histórico

Fundado em 13 de maio de 1993, a partir da promulgação da Constituição de 1988, que tornou possível a fundação de um sindicato específico da categoria de taxistas.

Até então a entidade representativa de classe que acolhia a categoria era o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Porto Alegre, o Sincaver.

Dia-a-dia crescia a necessidade de estruturar uma representação que cuidasse exclusivamente dos anseios e reivindicações dos taxistas, daí o surgimento da Associação dos Motoristas de Táxis de Porto Alegre (Asmota), que precariamente atuou até 1996.

Sem obter a adesão maciça dos taxistas, fator indispensável para abalizar as iniciativas deflagradas em favor da classe, tornou-se ineficiente para o propósito ao qual foi criada.

Movidos pela insatisfação e a premência de terem uma entidade organizada e capaz de representar oficialmente os taxistas perante os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, em 1997 surge o Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre, Sintáxi, que passou, então, a ser o defensor dos direitos da categoria.

O primeiro endereço, onde teve início suas atividades, foi em uma casa modesta na Av. Alberto Bins, Centro. Em seguida, mudou-se para a Av. Amazonas, no bairro São Geraldo. Mais tarde para a Rua Coronel Vicente, até que, por muito tempo, ficou sediado na Rua São Francisco, saindo de lá para ser estabelecido, em sede própria, na Av. Bento Gonçalves, 1949.

Em 2001, ocasião em que a atual diretoria assumiu a administração do Sintáxi, foi traçado como objetivo primordial a aquisição de uma sede que fosse capaz de atender de forma confortável, prática e eficiente os taxistas.

Em abril de 2006, o propósito foi alcançado. Hoje, o Sintáxi dispõe de uma área de 1.300m², que abriga o prédio onde funciona a sede, além de estacionamento, oficina mecânica e em breve serviços de lavagem.

No Sintáxi os associados têm à disposição serviços administrativos, jurídicos, despachantes, médicos e dentistas.

O atendimento, extensivo aos familiares, é de segunda a sexta das 8h às 17h40min, sem fechar ao meio-dia.

Fale Conosco
» Enquete
 
< Voltar  .:.  Home >