23 de Novembro de 2014
Página Inicial
Contribuição Sindical
Legislação
Procuração
Obituário
Benefícios
Ponto de Táxi
Radiotáxi
Administração
Histórico
Localização
Palavra do Presidente
Galeria
Editorial
Rádio Sintaxi
Artigos
Links
Notícias
Jornal do Sintáxi
Distâncias
Contato
  Taxista é morto na Lomba do Pinheiro

O ano de 2014 está chegando ao fim, mas a violência contra taxistas está longe de terminar. Mais um profissional do volante morreu, vítima de assalto. Na madrugada do sábado, dia 22, o taxista Ronaldo dos Anjos Holtz, 42, prefixo 4054, foi baleado na cabeça à queima-roupa, na Estrada Afonso Lourenço Mariante, Lomba do Pinheiro, zona leste da capital gaúcha. Já são três mortes registradas e a diretoria do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi) teme que possa haver outras baixas ao longo do mês de dezembro, por conta da época de festas, o que incentiva o aumento de roubos e assaltos.

O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP) e, segundo o delegado Felipe Bringhenti, que atendeu a ocorrência, a carteira, o celular e o dinheiro de Holtz não foram encontrados. Uma testemunha viu um homem descer do Corsa, placas IQU 6787, após o disparo.

O taxista costumava ficar no Ponto Fixo da Av. Antônio de Carvalho esquina Av. Bento Gonçalves e os colegas disseram que ele recebeu uma ligação telefônica de um cliente conhecido para realizar uma corrida naquela região, mas é provável que tenha pego outro passageiro na volta sendo assaltado e morto.

O corpo de Ronaldo foi sepultado na manhã de domingo (23), no Cemitério Dois de Novembro, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre.

Revolta
Durante a madrugada, dezenas de taxistas realizaram protestos por diversas regiões da capital após tomarem conhecimento da morte do colega.

Eles tentaram se dirigir à casa do governador Tarso Genro, no bairro Rio Branco, mas a região já havia sido bloqueada pela BM.

Os policiais militares também impediram que os profissionais do volante parassem na Av. Ipiranga, em frente ao Palácio da Polícia.

Os manifestantes se dividiram, então, por quatro vias da zona norte: avenidas Farrapos, Sertório e Assis Brasil e Rua Souza Reis, bem próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Sintáxi
O presidente do Sintáxi, Luiz Nozari, lamenta mais uma morte ocorrida e reforça a necessidade da presença da Brigada Militar nas ruas de Porto Alegre, realizando blitze em diferentes pontos e horários, como forma de coibir a violência contra os profissionais do volante.

O dirigente sindical lembra que durante o período da Copa do Mundo o aparato de segurança pública funcionou de forma adequada.

Reforço no policiamento ostensivo das ruas e ações integradas entre as polícias civil, militar, federal e demais órgãos públicos de todas as esferas (municipal, estadual e federal).

Após o evento o aparato foi desfeito e os policiais militares que reforçaram a segurança das ruas da capital, retornaram para o interior do RS.

"Nós precisamos de segurança de verdade, com policiais militares circulando pelas ruas e realizando blitze em todos os bairros, como forma de coibir a criminalidade. Quando a Brigada Militar está presente os bandidos desaparecem. Por outro lado as leis precisam ser alteradas e os criminosos devem ficar nos presídios cumprindo as penas, trabalhando e estudando, para a completa ressocialização. Não adianta progredir a pena e liberar o indivíduo sem estudo, formação ou atividade. Ele retorna ao crime", desabafa Nozari.

O presidente do Sintáxi explica que todos os crimes cometidos contra taxistas (assaltos, roubos, homicídios e latrocínios) e esclarecidos pela polícia, foram praticados por indivíduos com antecedentes, foragidos do sistema prisional ou que se encontram em regime de progressão de pena (liberdade condicional).

A exceção é o caso de Luan Barcelos da Silva, que sem nenhum antecedente criminal, matou seis taxistas no ano passado. Até o momento ele já tem mais de 100 anos de condenação.

» Contribuição Sindical
15/04/2014 » Contribuição Sindical
» Legislação
19/03/2014 » Novas Leis
» Procuração
15/10/2013 » Modelo Procuração
» Ponto de Táxi
14/01/2012 » Relação dos Pontos de Táxi de Porto Alegre
» Radiotáxi
24/04/2009 » Telefones das radiotáxis de Porto Alegre
» Palavra do Presidente
06/05/2012 » Vamos parar!!!
01/08/2011 » Palavra do Presidente
01/07/2011 » Palavra do Presidente
» Artigos
08/01/2008 » Seguros: despesa ou investimento?
» Editorial
05/08/2010 » Eleição
16/06/2008 » Ainda o Detran
08/01/2008 » A vitória de todos os taxistas
» Notícias
11/11/2014 » Muda o comando da Cootaero
28/09/2012 » Nova Legislação
24/08/2012 » Encontro com os Taxistas 7 - Wambert Di Lorenzo
Fale Conosco
» Enquete